Na maior planície inundável do planeta, cenário de uma incrível biodiversidade, o Pantanal Sul Matogrossense é a combinação harmoniosa entre água, fauna, flora e pessoas.
Passear pelo Pantanal é uma aventura. Seja tocando uma comitiva, andando a cavalo, pescando nas águas do rio Paraguai, ou relaxando ao pôr do sol, refletido nas águas das lagoas e salinas, saboreando a deliciosa culinária pantaneira, com peixes, carnes e muitos doces locais.
O bioma Pantanal com uma área de cerca de 250 mil km2, estende-se pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região formando extensas áreas alagadiças.
Janeiro e Fevereiro:
Período das cheias onde os passeios de barco são o ponto forte para contemplar toda a flora pantaneira e admirar belas paisagens.
Março e Abril:
Período das cheias, rico em flora, principalmente plantas aquáticas, belas paisagens, concentração de mamíferos, início da chegada das aves, clima quente no fim do dia, dias longos, chuvas.
Maio, Junho e Julho:
Período da vazante (transição da “cheia” para a “seca”). Época muito rica em aves, principalmente o Colheireiro. répteis e pequenos jacarés. Noites mais frias e dias secos.
Agosto e Setembro:
Período de nascimento dos filhotes nos ninhais, rios bem mais secos, cores lilás e rosa nos Ipês, período bom para pesca, sem chuvas, vegetação seca, muitos répteis, mudanças bruscas de temperatura.
Outubro, Novembro e Dezembro:
Preparação da saída das aves do ninhal, concentração de pequenas aves, rios e vegetações secas, clima quente, flores nos aguapés e um belíssimo pôr do sol.
A fauna do Pantanal é bastante diversificada, são aproximadamente 325 espécies de peixe, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. Jacarés, capivara e onças estão entre os principais animais. Destacam-se também a Arara-azul e o Tuiuiú, grande ave símbolo deste cenário.
E assim é o Pantanal, majestoso bioma visitado pela beleza do pôr-do-sol, pela riqueza de seus rios, pela diversidade de sua fauna e flora, pela rica cultura e pela farta gastronomia.
Um lugar assim você só encontra aqui.